VIAJE CONNOSCO EM SEGURANÇA
A PONTOS DE FUGA foi reconhecida pelo Turismo de Portugal com o selo “Clean & Safe” por tornar seguros todos os seus espaços físicos, seguindo as normas da Direção Geral de Saúde, que permitem sermos considerados um estabelecimento SAUDÁVEL & SEGURO.
Estão implementadas medidas de prevenção e controlo da infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, por forma a garantir a segurança de clientes e colaboradores.
PONTOS DE FUGA com Selo Clean & Safe" do Turismo de Portugal"
Com o objetivo de cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação de espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e de tranquilizar os participantes das suas atividades, a Pontos de Fuga aderiu ao Selo: “Clean & Safe” do Turismo de Portugal.
1 – APRESENTAÇÃO:
O Turismo de Portugal I.P, certificou a PONTOS DE FUGA com o selo “Clean & Safe”, cumprindo todas as normas e requisitos da Direcção-Geral da Saúde…
“Este reconhecimento tem a “validade de um ano, é gratuito e opcional”.
Exige a “implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas”.
Pode consultar o que significa, em que consiste e a missão a implementar por parte dos Agentes de Turismo: Selo “Clean & Safe”.
2 – CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO:
TRANSPORTE EM AUTOCARRO:
O transporte efectuado em autocarro de turismo (se escolheu esta opção), irá cumprir as normas de lotação em vigor e as medidas preventivas para o efeito (medidas COVID-19);
Os procedimentos cumprir-se-ão nas seguinte legislação e orientações das entidades competentes:
Decreto-Lei no 20/2020, de 1 de Maio – As actividades que englobem transporte colectivo de passageiros devem assegurar que: as viaturas tenham lotação máxima de 2⁄3 da sua capacidade, por exemplo, numa viatura com capacidade para 60 passageiros (59 lugares + 1 lugar de guia) poderão ser ocupados 40 lugares.
- Cada uma das nossas viagens em autocarro terá uma ocupação máxima de até 2/3 da lotaçãodo mesmo;
- Nos autocarros cada lugar atribuído será o mesmo, desde o início ao final da viagem, sendo que o lugar de cada passageiro será atribuído/escolhido, mediante a disponibilidade, no ato de reserva;
- É obrigatório o uso de máscara faciale aconselhados todos os procedimentos de higiene de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde;
- Será disponibilizado doseador de álcool gel desinfetante a bordo, à disposição de todos os passageiros;
- Será assegurada a limpeza, arejamento e desinfeção a cada dia de viagem e a total desinfeção após o final de cada viagem;
- Os autocarros utilizados possuem um sistema de ar condicionado com regulação automática, produzindo de forma constante ar fresco e renovado, assim como um sistema de purificação do ar através de ultravioleta.
- Todos os nossos guias têm a certificação “Clean & Safe” e a responsabilidade de verificar o cumprimento de todas as normas estabelecidas, para garantia do bem-estar do grupo.
- Sejam empresas de autocarros, restaurantes, hotéis, museus ou outros locais de visita, seleccionámos cuidadosamente fornecedores que cumpram de forma atenta e rigorosa as regras da DGS e privilegiamos aqueles que aderiram ao selo “Clean & Safe”;
3 – SEGUROS PONTOS DE FUGA (Novas coberturas associadas à Covid-19):
A segurança e bem-estar dos nossos clientes sempre foi e continuará a ser a nossa grande prioridade.
À medida que planeamos o regresso às viagens, com responsabilidade e em rigoroso cumprimento das normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Turismo de Portugal, aderimos também a uma nova solução de seguro de viagem mais adequada à “nova normalidade” imposta pela pandemia da Covid-19.
A actualização das coberturas dos nossos seguros constituiu um passo fundamental para a retoma das viagens e para o reforço da segurança de todos os nossos clientes, que contam actualmente com uma sólida protecção face a incidentes relacionados com a COVID-19, que possam ocorrer antes ou durante a actividade.
Do vasto conjunto de novas coberturas, mencionamos os pontos essenciais:
- As despesas médicas ou de internamento, por motivo associado à Covid-19, passam a estar incluídas no seguro, assim como o repatriamento, em caso de necessidade (de acordo com os capitais estipulados na apólice na cobertura de Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização);
- Passam a estar cobertas as despesas relacionadas com testes para despiste da doença COVID 19, exclusivamente quando prescritos por médicos no destino (dentro do capital estipulado na apólice na cobertura de Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização). Não estão garantidos eventuais custos com testes COVID19 que sejam exigidos pelas autoridades de controlo fronteiriço locais, com objetivo de a pessoa segura poder aceder ao destino;
- Para qualquer passageiro com resultado positivo no teste PCR à Covid-19 nos 60 dias anteriores à data de partida, os gastos de cancelamento serão assumidos pelo seguro;
- No início da viagem, em caso de recusa de embarque por sintomas associados à Covid-19, o cancelamento está coberto pelo seguro (na condição de que o teste PCR à Covid-19, a realizar no prazo de três dias, tenha resultado positivo);
- Se o passageiro tiver de interromper viagem por testar positivo à Covid-19 no destino, o novo seguro cobre a alteração do transporte original para repatriamento e indemniza eventuais dias não usufruídos.
Nota: Estas novas coberturas não se aplicam às viagens efetuadas em Portugal Continental, salvo se o cliente adquirir um seguro Multiviagens Portugal (não incluído no próprio programa).
4 . FORMAÇÃO A TODOS OS COLABORADORES:
Todos os colaboradores receberam informação e/ou formação específica sobre:
Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19;
Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
- Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfectante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;
- Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço flectido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;
- Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
INFORMAÇÃO A TODOS OS CLIENTES:
Está disponibilizada a todos os clientes a seguinte informação:
- Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus;
- Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
A EMPRESA POSSUI:
- Equipamentos de protecção individual em número suficiente para todos os trabalhadores;
- Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º;
As medidas serão adaptadas de acordo com a evolução da pandemia e eventuais alterações na legislação e regras definidas pela DGS.